Links das Entidades
  Turismo na Russia
  ARB Only

Personalidades da Comunidade

JACINTO ANATÓLIO ZABOLOTSKY – Biografia .

Nasceu em 03.07.1956 - Campina das Missões, filho de imigrantes russos, Ivan e Ana Zabolotsky, vindos ao Brasil em 1911, sendo um dos fundadores e desbravadores do município, seguindo desde criança até hoje, divulgando a cultura russa e com fé na Ortodoxia. Formado em Ciências Contábeis e Direito, com Pós Graduação e Mestrado. Professor Universitário, lecionou disciplinas de Direito civil e penal, em várias Faculdades. Casado, com a Profª. Ilse Ana (coordenadora do Grupo Folcl. Troyka), de cuja união nasceram dois filhos: Tatiane, médica e Bóris, concluinte do curso de Relações Internacionais.Nas eleições municipais de 1988 foi eleito vereador mais votado daquele pleito, sendo eleito Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, em 1992.Na sua trajetória, de cronista e colunista de revistas e vários jornais regionais, ainda se dedicou a escrever livros, dentre os quais de resgate histórico-cultural - A IMIGRAÇÃO RUSSA NO RIO GRANDE DO SUL e NO BRASIL – Os Longos Caminhos da Esperança, lançado em outubro de 1998. Diante da repercussão positiva, de resgate histórico-cultural-religioso do ineditismo da obra, preencheu uma lacuna na bibliografia gaúcha e brasileira da Imigração, estando já na 4ª. Edição, sendo inclusive traduzido para o idioma russo, cujo lançamento ocorreu durante o Centenário da Imigração Russa, solenemente comemorada em outubro de 2009.Outro livro de sua autoria que merece destaque, lançado em 2007, com o título MEUS DOIS CORPOS, em parceria com o médico Anencir da Silva, narra a fascinante historia do maior fenômeno de gêmeos do mundo e a ligação com Josef Mengele (mistério em Cândido Godoi-RS), fato que lhe rendeu a participação em dois documentários internacionais nos canais da National Geoghrafic e History Chanel, além de várias entrevistas a agências nacionais e internacionais e participações em três canais de TVs russas em Moscou.Em 1989 fundou a Sociedade Amigos da Cultura Russa, sendo que em 1992 foi transformada em ASSOCIAÇÃO CULTURAL RUSSA VOLGA DO BRASIL, mantenedora do Grupo Folclórico Russo TROYKA II, em cujo elenco com trajetória de 22 anos de sucessos, constam em seu vasto currículo mais de 500 shows em feiras, festivais, eventos culturais locais, regionais, nacionais e internacionais, dos quais sete na Argentina, sendo o Presidente desta Entidade e Vice-Presidente do Conselho Coordenador dos Compatriotas Russos no Brasil. Idealizador de vários monumentos em homenagem ao legado histórico-cultural-religioso de seus pais e avós em terras gaúchas e brasileiras, tais como, podemos enumerar os principais marcos para salvar a historia, que nem o tempo apagará:Em outubro de 1987, ajudou a fundar a Praça Russa São Vladimir na cidade de Campina das Missões;Em out. de 1999, foi erigida uma cruz Ortodoxa, de 5m de altura, em frente a Igreja, em homenagem aos 90 anos da Imigração (1909-1999);Em out. de 2001, foi erigido busto em homenagem ao mártir dos Imigrantes Russos, prof. Alexandre Zabchuk, na Praça São Vladimir;Em out. de 2005, foi erigido outra cruz Ortodoxa (4m altura), no maior Cemitério Ortodoxo da América do Sul, em Linha Paca Sul, em subst. a de madeira erigida em 1912;Em out. de 2008 liderou e angariou recursos para a construção do Salão Paroquial Ortodoxo, medindo 15mx27m, concluído em out. de 2009, por ocasião do Centenário;Em out. de 2009, por ocasião das solenidades do Centenário da imigração, foi inaugurado um monumento significativo, erigido no trevo de acesso a cidade de Campina das Missões, representando a fé, o trabalho e a força dos imigrantes russos em terras brasileiras.Em out. de 2012, foi construído o Portal na Praça Russa São Vladimir, em homenagem aos 100 anos de Ortodoxia no Brasil (1912-2012) e aos 20 anos do Grupo Troyka (1992-2012);Em 11.10.2014 será solenemente descerrado o busto de São Vladimir, na Praça que Leva o seu nome;Como reconhecimento aos relevantes serviços prestados a cultura e a Ortodoxia, recebeu várias condecorações, dentre as quais da Embaixada da Rússia em 1997, outorgada pelo Embaixador Vladimir Turdienev e em maio de 2010 - Ordem de São Sérgio, outorgada pelo Santíssimo Patriarca Kirill - de Moscou e toda Rússia.

Associação Russo Brasileira - www.associacaorussobrasileira.com.br - SP
Contato: (55) 11 982535639