Mеню
  История Русский гимна
  Связаться с Нами

Бразильская  Pусская   Ассоциация

АРБ - Бразильская русской ассоциация состоитцa некоммерческая, неполитических и  нерелигиозных единомышленников и имеет в качестве основной цели объединения и взаимодействия между акции русских общин присутствует и действует в Бразилии в целях русской культуры, традиций и русского языка.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vila Zelina Festeja o seu 85º Aniversário de Fundação

No dia 21 de Outubro realizam-se os eventos de comemoração dos 85 anos de Fundação da Vila Zelina, tradicional bairro do distrito de Vila Prudente e reduto de imigrantes de países do centro e leste europeu. Organizado pela AMOVIZA (Associação de Moradores e Comerciantes do Bairro de Vila Zelina), o grande destaque do evento é a “Festa Temática dos Países do Leste Europeu” com apresentações de grupos de danças e canto folclóricos da comunidades de imigrantes destes países e números musicais por cantores e corais de imigrantes e descendentes, bandas musicais da região além da praça gastronômica com barracas de comidas e bebidas típicas e de artesanato temático da comunidade local.

Confira a programação completa no site www.amoviza.org.br Informações pelos telefones 98253-5639 / 963511264 (Victor Gers Jr.).

PRESERVAM A CULTURA – A Vila Zelina foi fundada em 27 de Outubro de 1927 . O nome “Zelina” foi em homenagem ao nome da filha do casal  Carlos Monteiro Soares e Zenobia Alvarenga Monteiro Soares proprietários naquela época das terras que foram loteadas e comercializadas por Carlos Korkisko de origem russa para os imigrantes oriundos do então leste europeu como búlgaros, croatas, eslovenos, estonianos, húngaros, letonianos, lituanos, poloneses, russos, tchecos e ucranianos. Temos o privilégio de ter morando no Bairro a Sra. “Elena Tumenas” descendente e sobrinha de Carlos Korkisko, atualmente com 87 anos de idade é considerada a “história viva” de Vila Zelina. A Vila Zelina até  os dias de hoje conserva seus fortes aspectos culturais dos paises de origem principalmente de lituanos e demais comunidades de russos, búlgaros , húngaros, poloneses e ucranianos que adotaram a Vila Zelina como o bairro e centro cultural reverberante da região. Imigrantes e descendentes ainda cultivam tradições e costumes dos países do centro e leste europeu.

Na Vila Zelina e bairros adjacentes como Vila Bela e Vila Alpina encontram-se a Igreja Católica Lituana (Paróquia São José), a Igreja Católica Ucraniana (Paróquia Nossa Senhora da Glória), Iigrejas Ortodoxas Russas (Igreja Santíssima Trindade , Nossa Senhora da Proteção e dos Starovéri), Igreja Batista Boas Novas de Origem Russa e Assembléia de Deus Russa. As solenidades religiosas ainda são celebradas nos idiomas dos paises de origem. Na área de oferta de serviços já existe nas adjacências  uma agência especializada no turismo do leste europeu como também curso do idioma russo ofertado por uma rede nacional de escolas de idiomas. Na parte de culinária há o famoso pão preto tradicional das regiões do centro e leste europeu, rotisseries, bares e cozinheiros artesanais elaboram pratos típicos como o “Vareniki” (em russo) / “Virtinai” (em lituano)  / “Pirohê” (em ucraniano) – Ravioli recheado com batata, queijo, ricota, repolho curtido ou carne, “Borsh” (“sopa vermelha” de origem russa  servida com trigo sarraceno, bacon , creme de leite e pão preto), “Soliánka” (repolho curtido refogado), “Agurtsi” (em russo)/ “Agurkas” (em lituano) - pepino curtido e a “Siliótka” (em russo) / “Silke” (em Lituano) – arenque/sardinha curtida,   “Kváss” (refrigerante de origem russa feita com pão fermentado) , “Koseliena” (em lituano) / “Hólódiétz” (em russo) – Geléia de carne servida com mostarda forte / raiz forte ou vinagre de maçã, “Krupnikas” (licor de mel lituano), “Krupnic” (licor de frutas russo), “Milina” (rocambole búlgaro de abóbora), “Buréka” (bolinho búlgaro recheado), “Russkaya Vodka” (Vodca russa) e “Ruskáy Tchái” (Chá Russo com geléia servido no “Samovar”).  Temos também o “Chachlik” (em húngaro / russo) – Espeto de churrasco composto por carnes variadas, cebola, pimentão e especiarias servido com repolho azedo, raiz forte ou mostarda forte.

A tradição do artesanato é perpetuada entre gerações com destaque para as pinturas com motivos ucranianos em porcelana, as famosas “Matrióshkas” (bonequinhas russas), Jóias Artesanais em Âmbar”, arte em madeira, “Pêssankas” (em polonês/ucraniano) / “Margutis” (em lituano) / “Ukrashênie Yetsó” (em russo) – Ovos pintados em madeira e naturais , bordados típicos e produtos artesanais temáticos. A arte é preservada através de grupos de danças , corais folclóricos, grupos de  teatro como também através de músicos e seus instrumentos típicos.

Desde 2007 o bairro comemora o seu aniversário com oferta de culinária e artesanato típicos, além dos shows folclóricos. Desde 2008 com o início do projeto de tematização do bairro que proporcionará sustentabilidade social, cultural, econômica, turística e ambiental , atualmente ele está em processo de tematização de sua arquitetura , priorizando a implementação de um “boulevard gastronômico temático” com adição de elementos arquitetônicos temáticos para caracterizá-lo como “Bairro do Leste Europeu de São Paulo”. Planeja-se também utilizar a arte consequente desta diversidade de religiões que convergem na arte comum da pintura de ovos e evidênciá-lo como um bairro “Pascal”, incluindo também elementos arquitetônicos de formas ovóides e suas pinturas características. Atualmente além das igrejas existe a “Praça do Imigrante Leste Europeu” , a “Praça República Lituana” com o “Monumento à Liberdade” e uma réplica de uma “Cruz Lituana de Madeira”. Desde o ano passado realizam-se bimensalmente aos domingos feiras periódicas de produtos e culinária artesanal típica na Rua Monsenhor Pio Ragazinskas, local este que será revitalizado e transformado em um boulevard temático do leste europeu a exemplo da Rua Avanhandava no Centro. A partir do ano que vem estas feiras serão mensais e no futuro semanais como são atualmente a Feira do Bairro da Liberdade e da Cidade de Embú das Artes.

O objetivo da Comunidade de Vila Zelina e Adjacências é de tornar-se mais um ponto turístico, cultural e gastronômico da cidade de São Paulo.

titulo="" Resumo="No sábado, dia 19 de novembro, em São paulo aconteceu a reunião do Conselho Coordenador dos Compatriotas Russos do Brasil. O evento contou com a presença do embaixador, cônsul-geral e representantes do Rossotrudniestvo no Brasil." PassProt="" CharCode="" %>

Vantagens para Sócios

Associação Russo Brasileira